Natação Psicomotora Infantil


 

images

 

Tripé Pedagógico

Suporte Técnico

A academia Planeta Corpo está há 11 anos credenciada pela Metodologia Gustavo Borges de ensino de natação formativo. Fomos a 10º academia do Brasil e a 3º de Santa Catarina a se credenciar por essa metodologia de ensino que é extremamente bem montada e nos ajuda a trabalhar com a natação Psicomotora. A metodologia Gustavo Borges divide as crianças por níveis de faixa etária e de cor de touca. Cada cor é um nível que a criança vai desenvolver valências motoras e habilidades para a natação.

painel de niveis 2015

Norte Teórico

Psicomotricidade Aquática e Relacional

Temas Transversais

Os Temas Transversais dão a temática do período, auxiliando no processo de contextualização do conteúdo técnico e psicomotor. Os temas são definidos pelo Grupo Pedagógico e estão sempre em consonância com o momento pedagógico e social das crianças e da Academia.

Estimulação Psicomotora Aquática

0-3 anos 

Descobrir: São usados brinquedos/materiais como mediadores da aula, que podem ser escolhidos pelo professor ou em conjunto com o grupo. Momento de DESCOBRIR os materiais e sua função, como a descoberta do corpo e conquista do espaço e da autonomia.

4-6 anos

Explorar: Aqui o jogo é usado como mediador, exploram o próprio corpo e suas possibilidades, os materiais, o espaço, o jogo e sua função, e estabelecem vínculo com os amigos através dos jogos duais e em grupo. Os materiais disponibilizados podem ser escolhidos pelo professor ou em conjunto com o grupo e os 5 minutos finais ficam livres para exploração de algum material.

7-12 anos

Recordar: Os objetivos psicomotores funcionais aparecem como eixo norteador e a água como mediadora das relações. Dentro dos materiais disponíveis, escolhem o que querem e jogam sozinhos, em dupla, em grupos. Os 5 minutos finais são livres e o objetivo do Professor nesse momento é estimular algumas ações como: escolher o que quer fazer, o material que quer utilizar, socialização, aprende a dividir, criação de vínculo, tomada de decisões, autonomia.

Conteúdo Psicomotor por Etapas

0-3 a anos 

Descobrir: Utilização de brinquedos simbólicos, brinquedos com diferentes funções e brinquedos com função dada que irão mediar as relações e apresentação do conteúdo técnico.

4-6 anos

Explorar: Explorar o jogo simbólico a partir de histórias infantis, desenhos animados, cantigas de roda, etc. Os jogos irão mediar as relações e a apresentação do conteúdo técnico.

7-12 anos

Recordar: A cada semana é trabalhado um conteúdo psicomotor funcional, sendo eles: Tônus muscular e emocional, coordenação motora global, coordenação motora fina, lateralidade, equilíbrio, esquema corporal, orientação corporal, orientação espacial, orientação temporal,respiração e praxias.