O que a Natação pode fazer por você

O que a Natação pode fazer por você

0

O que a Natação pode fazer por você

Você já ouviu milhares de vezes que a natação é ideal para a saúde: boa para as costas, não muito agressiva com as articulações, uma maneira de treinar todo o corpo, adequada para todos os tipos de pessoas… E sim, sua fama é mais do que justificada por seus benefícios. A natação é recomendada para todos, independentemente da idade ou condição física. É uma atividade física segura, com baixo risco de ter lesões pois ao flutuar, o próprio peso do corpo não recai sobre eles. Mas você conhece todos os benefícios da natação? Você sabe por que é uma boa ideia optar por esta atividade física se você está procurando uma maneira de entrar em forma?

Benefícios da natação para a saúde

A natação é uma atividade de resistência por excelência, isso porque força você a se mover continuamente. Se você se move ou se fica suspenso na água, você está em movimento contínuo. Então você realiza exercícios aeróbicos constantemente, o que é benéfico para os sistemas cardiovascular e respiratório. Assim, por um lado, o coração é exercitado suavemente (não há movimentos repentinos na água) e a circulação sanguínea é favorecida, especialmente nas pernas, graças à alternância de contrações musculares e distrações. Além disso, na piscina ou no mar, se a posição horizontal é adicionada, a pressão da água exerce uma importante ação drenante. Então adeus ao edema e pernas pesadas.

Por outro lado, sendo o exercício aeróbico, a respiração é melhorada, especialmente quando você treina há algum tempo. Isso porque fortalecemos os músculos responsáveis pelo preenchimento e esvaziamento de ar dos pulmões, para que, a cada vez, você possa respirar mais ar em uma única inspiração e, assim, otimizar o uso de nossos pulmões, tornando a respiração mais eficiente

Finalmente, vale a pena destacar seus múltiplos benefícios no corpo tanto para prevenir lesões quanto para tratá-las. Com a natação praticamente todos os músculos são fortalecidos, o que tem um impacto, por exemplo, na melhor postura corporal e na prevenção de dores nas costas. Também é benéfico para as articulações, porque exercitamos tendões e ligamentos, o que aumenta a flexibilidade e, afinal, a qualidade de vida.

Benefícios da natação para a mente

Como temos dito, devido aos seus benefícios à saúde, a natação melhora a qualidade de vida e, portanto, aumenta nossa autoestima. Além disso, como todos os esportes, a prática da natação secreta endorfinas, conhecidas como os hormônios do prazer, que após alguns minutos de esforço, provocam uma sensação natural de felicidade. Por outro lado, e isso é mais óbvio, quando você pratica natação regularmente nota as mudanças físicas, se vendo melhor, e também dando um plus na felicidade!

Se falamos em nadar de uma maneira mais específica, é mostrado que o contato com a água em uma piscina é associado à diversão e, portanto, reduz o estresse. Além disso, é uma excelente atividade física para conhecer pessoas e expandir seu círculo social..

Benefícios da natação para o corpo

Quando nadamos, exercitamos todo o corpo. No entanto, a parte superior do corpo é a área que fica mais forte porque a maior parte do exercício se concentra nos membros superiores. Além das modalidades de natação, nos últimos anos surgiram novas formas de combinar o exercício aeróbico com os benefícios da prática esportiva na água, sendo que a natação serve como excelente suporte para outros esportes como remo, canoagem, surf, Stand Up Paddle, ou ainda para participar de eventos competitivos como Thriathlon e Maratonas Aquáticas.

Um esporte adequado para todos

Um dos pontos fortes da natação é ser uma atividade física que pode ser praticada por todos, especialmente para aqueles grupos populacionais mais delicados, como mulheres grávidas, bebês ou idosos. Também é recomendado para pessoas que sofrem de doenças como escoliose (ou qualquer problema nas costas) e asma. É importante escolher uma escola de natação com Profissionais qualificados e que atenda às suas necessidades, mas seja lá o que for, não há desculpa para não pular na água.

Benefícios e a evolução para educação aquática.

A natação aplicada de forma lúdica oferece várias possibilidades para seus praticantes desenvolverem habilidades motoras. Isso porque, na água, é possível vivenciar situações desafiadoras que desenvolvem habilidades físicas e motoras. A natação é importante para o desenvolvimento motor, auxiliando na melhoria da capacidade física, auxiliando inclusive no desenvolvimento da coordenação dos membros superiores e inferiores, agilidade, equilíbrio e lateralidade que permite melhorias no processo de aprendizagem.

Através da água atividades podemos obter uma extensão do repertório motor, bem como ajudar na maturação, a desenvolver questões motoras, cognitivas e afetivas e ampliar as possibilidades de sociabilidade e auto-confiança.

É inegável que a natação é de fundamental importância para a formação da personalidade e da inteligência. As emoções também estão ligadas ao desempenho de atividades no meio aquático e estas podem influenciar positiva e negativamente no processo de aprendizagem. É nesse sentido que o instrutor de natação pode explorar atividades recreativas que envolvem as emoções de alegria e altruísmo.

Outro aspecto importante é a psicomotricidade nas aulas de natação. Nesse contexto, é um instrumento que favorece o desenvolvimento do aprendizado, contribuindo para a evolução do desenvolvimento motor, físico e social, pois toda e qualquer atividade desenvolvida é permeada por um jogo, uma brincadeira, uma estória, sempre levando em conta as demandas de cada criança e as necessidades que surgem ao longo das aulas.

Portanto,  a natação juntamente com a psicomotricidade desenvolve habilidades como o uso de mãos, tátil, auditiva e visual, noções espaciais e temporais de ritmo, sociabilidade e autoconfiança, noções de esquema e consciência corporal, além de estabelecimento de rotinas e atividades da vida diária. E ensinada de forma lúdica, estimulando atividades e indo além da busca pela técnica em si, promove o desenvolvimento integral da criança e proporciona uma ampla gama de experiências corporais.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Comment