Metodologia Gustavo Borges

Home / Metodologia Gustavo Borges

Credenciados desde 2005, somos a única Escola de natação de Blumenau a trabalhar com essa metodologia, que divide os alunos por níveis de desenvolvimento, identificados por toucas de cores diferentes.

Os alunos são divididos por nível de acordo com a idade e habilidade aquática, sendo ele, orientado para cada nível, um número máximo de alunos de modo que suas aulas sejam realizadas com segurança e facilitem o seu aprendizado.

São periodizados os objetivos aplicados nas aulas através do Calendário de Objetivos Semanais, que através destes objetivos, os alunos poderão utilizar toda a sua criatividade para montar suas próprias aulas.

Também são utilizadas ficha de avaliação, onde é acompanhado o desenvolvimento dos alunos, identificando as necessidades de aprendizado, efetuando as correções de cada modalidade de nado.

A cada evolução de nível representa uma conquista para nossos alunos, para esse reconhecimento, a MGB desenvolveu um sistema de touca exclusivo para cada nível, sendo eles:

FLIC

 

Nível: bebê I e bebê II.

Cor da touca: branca.

Técnica aplicada: ambientação e adaptação ao meio líquido, socialização, balanços, controle de respiração, equilíbrio, mergulho, sustentação na barra, flutuação e habilidades de sobrevivência, giros e saltos.

Objeto: regador, bolinhas e minha fraldinha.

GOLIX

 

Nível: bebê III.

Cor da Touca: amarela.

Técnica aplicada: ambientação e adaptação ao meio líquido, socialização, controle de respiração, equilíbrio, mergulho, flutuações e habilidades de sobrevivência, giros e deslocamentos e saltos.

Objeto: argola e bolas.

SPAQUA

 

Nível: adaptação.

Cor da touca: laranja.

Técnica aplicada: ambientação e adaptação ao meio líquido, socialização, controle de respiração, sustentação na barra, equilíbrio, mergulho e imersões, flutuação e habilidades de sobrevivência, giros, deslocamentos, movimentação alternada de pernas e braços, saltos e cambalhotas.

Objeto: espaguete e máscara.

POLWERINE

 

Nível: iniciação.

Cor da touca: vermelha.

Técnica aplicada: início da caracterização dos nados crawl e costas, pernada do nado peito ondulações e saltos.

Objeto: prancha e liberdade na água.

BLOOP

 

Nível: aperfeiçoamento I.

Cor da touca: vermelho.

Técnica aplicada: aperfeiçoamento das técnicas dos nados crawl e costas, aprendizado no nado peito, pernada do nado borboleta, salto de ponta.

Objetoflutuador.

FLIPO

 

Nível: aperfeiçoamento II.

Cor da Touca: azul claro.

Técnica aplicada: aperfeiçoamento das técnicas dos nados crawl, costas e peito, aprendizado do nado borboleta. Iniciação do condicionamento aeróbico e capacidade de nadas metragens longas.

Objeto do nível: pé de pato.

GLOVER

 

Nível: aperfeiçoamento III.

Cor da touca: azul escuro.

Técnica aplicada: fase de aprimoramento técnico dos nados, em que as aulas são direcionadas para o condicionamento das variáveis fisiológicas e estímulos motivacionais. Preparação para entrar em uma equipe competitiva.

Objeto: palmar.

GULL

 

Nível: equipe.

Cor da touca: ouro.

Técnica aplicada: desenvolvimento das estratégias de treinamento, técnicas dos nados, volume e intensidade de cargas, periodização e atitudes vencedoras.

Objeto: cronômetro e tempo.

Saiba mais sobre Gustavo Borges

Gustavo Borges é o atleta com o maior número de medalhas da natação brasileira. Gustavo França Borges nasceu em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Um dia depois do nascimento se mudou com a família para Ituverava, cidade em que viveu até os 15 anos. Depois foi viver nos Estados Unidos, onde se formou em economia na Universidade de Michigan, em 1997.

Gustavo Borges começou a nadar aos 9 meses de idade e passou a competir aos 10 anos. Em 1991 ganhou cinco medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Cuba, das quais duas de ouro. No ano seguinte conquista a medalha de prata nas Olimpíadas de Barcelona na prova dos 100 m nado livre.

Em 1993 bateu 2 recordes mundiais, nos 100 m e no revezamento 4 x 100m nado livre. No Mundial da Itália, em 1994, consegue dois bronzes e, no Pan-Americanos de Mar del Plata, em 1995, outras cinco medalhas. Nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996, obtém mais uma medalha de prata, nos 200m nado livre, e uma de bronze, nos 100m nado livre.

Em 1997 foi campeão mundial nos 200m nado livre em Gotemburgo, na Suécia. No ano seguinte, depois de vencer várias etapas da Copa do Mundo, leva o Troféu Brasil e bateu o recorde mundial no revezamento 4 x 100m nado livre. Em 1999, nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, no Canadá, ganhou mais cinco medalhas: três de ouro, uma de prata e uma de bronze. Gustavo é o atleta brasileiro com o maior número de medalhas nessas competições, sendo 15 no total.

Metodologia GB

Em 2002 Gustavo abre sua primeira Academia, na cidade de Curitiba e ai começa a história da metodologia Gustavo Borges.

Nesta ocasião a necessidade de ter uma metodologia de aprendizado era fundamental para o sucesso do negócio.

Hoje, a MGB oferece ferramentas práticas para as empresas, que vão desde avaliações dos alunos a processos de planejamento de aulas. Já são mais de 350 estabelecimentos credenciados no Brasil, atendendo em torno de 170.000 alunos nadando nessa metodologia eficiente e de sucesso.

 

Assista o convite que o Gustavo Borges fez para Blumenau