Metodologia Gustavo Borges


Metodologia Gustavo Borges

Metodologia Gustavo Borges

A Planeta Corpo Atividades Físicas, a Academia mais completa do Grande Garcia, firmou em agosto de 2005 credenciamento com o medalhista olímpico Gustavo Borges para disponibilizar em sua unidade o método de aprendizagem e aperfeiçoamento criado por ele.

Denominada Metodologia Gustavo Borges, trata-se de um programa de natação que mescla conhecimentos e habilidades desenvolvidas durante toda a vida profissional do nadador brasileiro. Ao ser aplicada, permite trabalhar com um modelo cíclico, que possibilita ao aluno – mesmo faltando algumas aulas
ou iniciando as atividades no meio de um semestre, por exemplo – vivenciar os objetivos obrigatórios de cada nível por meio do aprendizado de fundamentos que compõem as habilidades globais de todos os estilos.

“Tudo o que tive na vida veio da água. Acredito muito no esporte e no negócio. Montar um programa como a Metodologia Gustavo Borges é para mim a possibilidade de colaborar com o desenvolvimento do esporte que fez de mim o que eu sou”, diz Gustavo Borges. “Mais do que disseminar um programa e uma filosofia de trabalho queremos formar uma rede onde o respeito ao desenvolvimento e crescimento do negócio está em primeiro lugar”.

Sendo a criança o principal cliente da aprendizagem da natação, a metodologia Gustavo Borges oferece ensino e diversão ao mesmo tempo, e uma maior objetividade no processo ensino-aprendizagem. O acompanhamento da evolução do aluno pelas famílias e por si próprio torna-se mais simples, claro e objetivo, em função das fichas de avaliação ilustradas.

A Metodologia Gustavo Borges está dividida em dois programas: natação formativa e natação competitiva.  A Planeta Corpo está credenciada para natação formativa.



A natação formativa é subdividida em dez níveis. Cada nível pedagógico possui fichas de avaliação e certificados impressos, entregues aos alunos e aos pais após as avaliações, que ocorrem em abril, junho, setembro e novembro, possibilitando a verificação do progresso do aprendizado. A sistematização dos conteúdos dos níveis permite maior consistência e uniformidade no ensino dos quatro estilos de nado.

Outro grande diferencial do Método Gustavo Borges é o preparo dos profissionais. Para utilizar os métodos formativo e competitivo, os professores passam por um treinamento inicial de cerca de 30 horas e um processo de adaptação, com sucessivas avaliações, que pode levar até oito semanas.

Uma vez por ano, o método é completamente revisado, com atualizações e sugestões coletadas de várias academias que o utilizam, e com o feedback do próprio atleta Gustavo Borges, que vivencia diariamente no mundo as novas técnicas e tendências.