Desenvolvimento infantil: A ciência por trás da natação para bebês

Desenvolvimento infantil: A ciência por trás da natação para bebês

0

Antes de tudo! Se você tem alguma dúvida muito importante, ou deseja marcar uma aula experimental de natação para bebês

Preparados para saber mais sobre o desenvolvimento dos bebês quando praticam natação? Vamos lá…

Quanto mais o bebê se movimenta, mais ele expande seu conhecimento sobre si mesmo e sobre o ambiente ao seu redor. O bebê adquire informações através dos sentidos: tátil, visual, auditivo, vestibular e proprioceptivo, preparando assim o seu sistema nervoso para uma aprendizagem superior.

O desenvolvimento motor integra e organiza o cérebro para a aprendizagem, a cognição e o controle emocional. Movimentos como balançar para frente, para trás, para os lados e girar estimulam o sistema vestibular, ativando o cerebelo.

Esse centro de movimento vital estimula lobos responsáveis pelo processamento cognitivo, interações sociais, fala e linguagem, além do desenvolvimento motor. É a partir da vivência que o bebê adquire conhecimento e através do movimento aumenta a habilidade dos neurônios de se comunicarem com outros neurônios, e de guardar informação.

A criança, principalmente em seus primeiros anos de vida, passa por um processo intenso de desenvolvimento e maturação. Até os 05 anos de idade ela tem a capacidade de ter 90% do seu cérebro preparado para o futuro, e quanto maior a sua exposição a movimentos diferentes, maior o seu desenvolvimento.

Ok… e então qual é a dessa natação para bebês?

Todos esses desenvolvimentos podem ser auxiliados e estimulados com a natação.

O bebê, que já é adaptado ao meio líquido desde a gestação, é capaz de executar diversos movimentos natatórios, demostrando uma série de reflexos comuns na primeira infância.

Utilizamos destes atos reflexos para torna-los atos conscientes, além da movimentação livre para uma nova estimulação, proporcionando melhor a vivência do bebê com a água, com seu próprio corpo, com o outro e com os objetos.

São inúmeros benefícios que a natação proporciona aos bebês.

Além de melhorar a coordenação motora, através da estimulação, a natação também proporciona:

  • noções de espaço e tempo;
  • adapta o bebê ao meio liquido;
  • prepara a criança psicologicamente e neurologicamente para o auto salvamento;
  • busca da autonomia;
  • estimula o apetite:
  • aumenta a resistência cardiorrespiratória e muscular;
  • tranquiliza o sono;
  • previne várias doenças respiratórias;

Além de tudo isso, ainda contribui com socialização das criança! Muitas vezes esse é o primeiro contato do bebê com outras pessoas que não fazem parte do grupo familiar. Assim ele aprende por observação, faz novas amizades e começa a compreender o outro.

Mas talvez o aspecto mais importante da natação para bebê seja esse:

Contribui no relacionamento pai e filho, refletindo na segurança e aconchego dentro e fora da água.

A natação para bebês na Academia Planeta Corpo está pautada nos conceitos da Psicomotricidade e através do seu conceito que se faz todo o planejamento, juntamente com objetivos específicos da natação.

Sempre atento a contribuir de forma positiva com a experiência do bebê, para que fique registrada em sua memória uma relação de ambiente prazeroso e para que reconheça seus cuidados. A música faz parte das aulas, pois estimulam a memória e aumenta o vocabulário significativamente, através do movimento e do canto a criança desenvolve muitas habilidades.

Se a criança esta se divertindo, seu cérebro fica mais receptivo a aprendizagem. As aulas de natação para bebês são realizadas com os pais/acompanhantes na piscina até 2 anos de idade para que as crianças tenham condições de aprender com segurança. O papel dos pais/acompanhantes é fundamental para a que a criança adquira confiança nesse novo ambiente, onde encontrará pessoas diferentes.

A natação para bebês é então uma estimulação para a vida!

Gostou e quer saber mais? Entre em contato com a Planeta Corpo! Nós entendemos a importância da natação de bebês para o desenvolvimento das crianças! Por isso, prezamos por um ambiente seguro e confortável. A água de nossas piscinas tem um tratamento diferenciado, por meio de ozônio, o que não causa alergia e não faz mal à saúde se for ingerida.

Agende já uma aula experimental!

Esperamos por você,
Equipe Planeta Corpo

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Comment