A importância da presença dos pais nas aulas de natação para bebês


bebês

Hoje vamos explicar a importância da participação dos Pais para o desenvolvimento dos Bebês nas aulas de Natação.

Se você gostaria de marcar uma aula experimental para o seu bebê, clique aqui e entre em contato.

Então vamos lá… Durante a gravidez, o bebê é gerado em um meio líquido, que proporciona conforto, aquecimento e proteção, permitindo que o bebê se sinta parte do corpo da mãe e não separadamente, registrando todas as sensações de prazer.

Após o nascimento, o bebê irá procurar estas sensações externas através do corpo da mãe e a água continua sendo um excelente meio para o desenvolvimento do organismo, fazendo com que as experiências aquáticas sejam prazerosas e positivas, por receber estímulos sensoriais dando a liberdade de movimento.

A natação é considerada uma atividade completa, porque pode ser praticada sem grandes restrições desde o nascimento.

Pelo fato de permanecer nove meses no liquido amniótico, é fácil adaptar um bebê ao meio liquido. Por isso é necessário realizar atividades de descontração e desenvolvê-las no inicio junto com os pais, para criar intimidade entre o bebê, responsável, professor e meio liquido. Desde o inicio estimulam-se o desenvolvimento motor além de integrar e organizar o cérebro para a aprendizagem, a cognição e o controle emocional.

A importância de pai e mãe presente na aula, para o desenvolvimento dos bebês se deve ao vínculo afetivo já estabelecido, tendo um papel importante: conviver, ensinar e aprender no dia a dia com seus filhos.

É devido a esta importância, que trabalhamos com a metodologia da Natação Psicomotora Infantil, onde temos como proposta trabalhar e estabelecer a relação afetiva, através de atividades lúdicas, motivadoras, a qual irá contribuir para um aumento de vínculo afetivo entre os pais e o bebê.

  • Alguns vínculos afetivos desenvolvidos: A palavra dos pais nos primeiros meses de vida é muito importante para o funcionamento psíquico.
  • Aspectos corporais – “olho no olho”, carícias, toques, beijos, abraços – mantém o contato e reforçam o apego. 

A Natação Psicomotora para Bebês vai auxiliar os pais nas atividades diárias e podemos citar inúmeros benefícios na vida dos mesmos.

O bebê será estimulado de forma correta, respeitando sempre a fase de  desenvolvimento maturacional e cronológica, evitando excessos. Atividades saudáveis, as quais influenciarão no seu desenvolvimento psicomotor, como:

  • melhorar o tônus,
  • deslocamentos,
  • preensões,
  • sustentações,
  • exercícios coordenativos e sensoriais,
  • proporciona noção de espaço-tempo,
  • prepara psicologicamente e neurologicamente para o auto salvamento,
  • estimula o apetite,
  • aumenta a capacidade cardio-respiratória,
  • tranquiliza o sono,
  • e trabalha com a sociabilidade.

As nossas aulas são muito divertidas e prazerosas, onde respeitamos o tempo e a individualidade de cada aluno, utilizando o Brincar como meio de comunicação entre o Pais/Bebê, Professor/ Bebê, Bebê/ Meio Líquido, Bebê/Colegas e assim de forma espontânea trabalhamos com a fase do Descobrir (Vínculo), auxiliando no desenvolvimento motor, contribuindo para a descoberta do corpo e conquista do espaço e da autonomia.

Se você ficou interessado, nós podemos entrar em contato com você para tirarmos as suas dúvidas e marcarmos uma aula experimental! Basta você preencher seus dados aqui.

Esperamos por você,
Equipe Planeta Corpo

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *