Natação infantil: Conheça 9 benefícios que você não sabia

Natação infantil: Conheça 9 benefícios que você não sabia

0

 Os 9 benefícios da natação Infantil

Vamos entender de onde vem a necessidade da natação infantil e por que ela é tão importante…

Durante a gravidez, o bebê é gerado em um meio líquido, que proporciona conforto, aquecimento e proteção. Assim permite-se que o bebê se sinta parte do corpo da mãe, registrando todas as sensações de prazer.

Após o nascimento, o bebê irá procurar estas sensações externas através do corpo da mãe e é aí que entra a natação.

A água continua sendo um excelente meio para o desenvolvimento do organismo. O fato de a criança receber estímulos sensoriais que trazem a liberdade de movimento à criança, faz com que as experiências aquáticas sejam prazerosas e positivas.

Então, para que você compreenda melhor sobre a natação infantil, elaboramos uma lista com os 9 Benefícios da Natação para Infantil. São eles:

  1. Estimula vínculo afetivo entre pai, mãe e bebê através do meio líquido; 

    As atividades realizadas durante a natação infantil podem ser desenvolvidas com a participação dos pais juntamente com a criança, o que estimula um maior vínculo afetivo.

  2. Adaptação da criança ao meio líquido externo;

    A criança tem a possibilidade desde muito pequeno se adaptar-se a esse meio, familiarizando-se com a água, percebendo o efeito dela em seu corpo, adaptando as vias sensoriais para posterior desenvolvimento da respiração consciente e tendo muito prazer nessas experiências.

  3. Melhora a coordenação motora;

    Quanto mais aulas, maiores as noções de espaço e de movimentação que as crianças adquirem.

  4. Proporciona noções de espaço-tempo;

    Trabalhamos com uma rotina durante as aulas que proporciona para a criança desenvolver suas primeiras noções de espaço-tempo. Todas as atividades são marcadas por alguma música ou movimento que ajuda a organizar-se em relação ao iniciar e terminar de cada atividade.

  5. Prepara psicologicamente e neurologicamente para o auto salvamento; 

    Os alunos só entram na piscina sob o comando de um adulto, sendo essa uma das primeiras noções de salvamento trabalhada. Eles aguardam o comando para que pulem na piscina ou que façam algum movimento de lançarem-se. Assim já vão entendendo que a piscina é muito divertida, mas que precisamos de ajuda para estarmos seguros nela.

  6. Estimula o apetite;

    As aulas de natação demandam grande gasto calórico, uma vez que são 30 minutos de muito movimento e diversão, e a comida fica ainda mais gostosa depois dela!

  7. Aumenta a capacidade cardio-respiratória;

    A movimentação faz com que as crianças aprendam a respirar corretamente quando executando algum exercício.

  8. Trabalha com a Sociabilidade.

    O momento da natação é um momento mágico para os alunos. Na medida que interagem socialmente com outros alunos e com os adultos, acontecem o desenvolvimento dos relacionamentos, aumento do vocabulário, descobertas a partir das observações que faz dos demais e do meio.

  9. Tranquiliza o sono;

    Afinal, depois de uma canseira dessas, quem não dormiria tranquilamente?

A Planeta corpo entende a importância da natação infantil para o desenvolvimento das crianças! Por isso, prezamos por um ambiente seguro e confortável. A água de nossas piscinas tem um tratamento diferenciado, por meio de ozônio, o que não causa alergia e não faz mal à saúde se for ingerida.

Além disso, deixamos aqui o depoimento completo da Simone Resende, mãe de um de nossos alunos da natação infantil, para tirar todas as suas dúvidas.

 

Estamos te esperando,
Equipe Planeta Corpo

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Comment