10 benefícios da Hidroginástica para o seu corpo


Hidroginástica
Você sabia que, ao todo, no mundo, quatro milhões de pessoas procuram os benefícios da hidroginástica por ano?

A Hidroginástica é um programa de condicionamento físico desenvolvido na água, que inclui exercícios aeróbios, de resistência muscular localizada, força muscular e flexibilidade.

O simples fato de o corpo estar imerso na água implica:

  • na redução da freqüência cardíaca (menor sensação de esforço);
  • na melhora da circulação (retorno venoso);
  • e tem efeito massageador da água no corpo (drenagem linfática).

Mas vamos aos 10 principais benefícios de se praticar a Hidroginástica!

1. Tonifica os Músculos

Que a Hidro é boa para as funções cardiorrespiratórias e circulatória, nós já sabemos! Porém pouca gente sabe que a Hidroginástica ajuda a tonificar os músculos! Ao favorecer a saúde dos músculos, a modalidade beneficia também a saúde da massa muscular adquirida, ou seja, tonificando e te deixando com um tchauzinho de dar inveja!

2. Faz você ficar relaxado

Além de ficar em forma, a modalidade te ajuda a relaxar, pois não se apoia nos estímulos necessários à academia ou musculação, como música alta, muitas pessoas, etc.

As atividades feitas na água exigem concentração, calma e controle de respiração, além de ter efeito massageador. Esses momentos acabam proporcionando um certo descanso e relaxamento, onde é possível se desligar dos problemas cotidianos, ao mesmo tempo que renova as suas energias!

3. Interação

Por causa da metodologia utilizada na aula, muitos exercícios são em duplas, ou grupos, o que favorece as relações sociais, interação e integração da turma. Assim, diminuímos a timidez e aumentamos a interação social, eliminando o desconforto durante as aulas. Esse fator é muito importante pois faz com que os alunos criem conexões e estabeleçam um certo networking.

4. Queima calórica

Um dos tópicos mais importantes e talvez mais esperados para ser esclarecido. Sim, a Hidroginástica é uma das modalidades mais eficazes para a perda de peso. Ao praticar 1 hora, a perda calórica pode ir de 450 à 700 kcal. Por que não se matricular e ficar pronta para o verão? Ainda dá tempo!

5. Sistema Cardiovascular

A modalidade tem comprovado ser extremamente benéfica para o condicionamento cardiovascular. Como mencionamos anteriormente, ao praticar a Hidroginástica, os exercícios beneficiam a frequência cardíaca e a reduzem, o que causa uma sensação de fazer pouco esforço.

6. Mais resistência

Primeiramente, os resultados dos exercícios feitos na água são mais rapidamente percebidos, quando comparados com os realizados no solo. Dessa forma, a Hidro age sobre a região enfraquecida, contribuindo para um suporte e construção de massa muscular corporal.

7. Flutuação

Esse tópico é muito importante! A água pode reduzir em ate 80% o seu peso, o que por consequência, causa flutuabilidade e suporte para o seu corpo. Isso faz com que menos pressão seja aplicada sobre as articulações, costas e torso e evita assim, as lesões em músculos, ossos e articulações!

8. Saúde mental

Mau humor, ansiedade, estresse, etc… A Hidro pode ajudar a melhorar todos esses sintomas, pois a água morna pode diminuir o estresse, melhorar o humor e ainda reduzir a possibilidade de depressão!

9. Doenças crônicas

A modalidade favorece uma melhor utilização das articulações e por isso, pode ajudar pessoas com problemas como artrite reumatoide, além de reduzir as dores de quem tem osteoartrite.

10. Velhice mais saudável

Menopausa e saúde óssea! A Hidroginástica ajuda a reduzir os sintomas e reações de pós-menopausa, assim como favorecer a saúde óssea. Então sem desculpas: homens e mulheres devem praticar!

E o melhor de tudo? Não é preciso saber nadar!

Na Planeta Corpo, a hidroginástica não é somente uma aula de ginástica dentro da água, mas um mix de exercícios que são planejados mensalmente de acordo com a necessidade física de cada aluno.

Levamos a Hidroginástica à sério! Nossas aulas são sistematizadas e testadas, além de respeitarem os níveis e limitações de cada aluno. Ao iniciar, fazemos um aquecimento fora da água utilizando exercícios funcionais que, além de auxiliarem na aclimatação com a água, ajudam a manter nossa movimentação básica em dia.

A duração de nossas aulas é de 50 minutos, para que tenhamos sempre 30 minutos dentro do objetivo principal da aula, além do tempo para o aquecimento, abdominais e alongamento.

Então, o que você está esperando para começar na hidroginástica? Só falta você para o nosso grupo ficar completo!

Que tal nos visitar para conhecer melhor nossa escola e fazer uma aula experimental?

Clique aqui para agendar!

Um abraço,
Equipe Planeta Corpo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *